Consultoria e-Social - SST


e-Social

O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.  A obrigatoriedade de utilização desse sistema para os empregadores dependerá de Resolução do Comitê Gestor do eSocial, conforme decreto 8373/2014, que definirá o cronograma de implantação e transmissão das informações por esse canal.

Você Sabia ?

Por tratar-se de um apanhado de exigências, aderir ao e-Social tem parecido um grande problema. Porém, com auxílio de uma empresa especializada é certo que o caminho a ser percorrido se tornará mais eficiente e ao final se atingirá o objetivo.

É preciso lembrar que o período para a adequação ao e-Social é de Janeiro de 2018 a Dezembro de 2018. Todas as empresas precisam de planejamento para não perder o prazo de adesão ao sistema ou terão que arcar com consequências financeiras negativas.