Programas de Saúde e Segurança do Trabalho


Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA

É um Programa que tem como base a implementação , verificando através da antecipação, reconhecimento, avaliação  dos riscos ambientais existentes ou que venha a existir no ambiente de trabalho, conforme determina a NR 09 . Em conjunto com a empresa, definimos o cronograma anual de ações que serão adotas de acordo com o reconhecimento evidencializado nas áreas.

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO

O Programa deve ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos possíveis danos à saúde relacionados ao trabalho, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou problemas irreversíveis para a saúde dos trabalhadores.

Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil - PCMAT

Programa que estabelece procedimentos de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implantação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

Plano de Ação de Emergência - PAE

A NBR 15219 (Plano de emergência contra incêndio) dispõem sobre a elaboração, implementação, manutenção e revisão do plano de Ação de Emergência e determina que esta norma seja aplicável a toda e qualquer planta, com exceção das edificações residenciais unifamiliares.

Programa de Proteção Respiratória - PPR

Conjunto de ações implantadas na empresa no campo da segurança e saúde dos trabalhadores, contra a exposição aos riscos químicos e biológicos presentes no ambiente laboral. Em 1994, o programa de prevenção respiratória tornou-se obrigatório, onde for necessário o uso de EPR, através da Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 1994, do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece o regulamento técnico sobre o uso de equipamentos para proteção respiratória.

Programa de Conservação Auditiva

Programa de ação multiprofissional, cuja implantação é exigida pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, representado pela ação conjunta da Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho, e Fonoaudiologia, com o objetivo de prevenir a ocorrência ou o agravo de doenças relacionadas à exposição ao ruído, sendo a principal delas a Perda Auditiva Induzida por Ruído de Origem Ocupacional (PAIRO).